decabelosempe.blogspot.com de cabelos em pé: setembro 2007

de cabelos em pé

Mais ou menos um diário de opiniões. Nem sempre diário, mas de opiniões sim.

domingo, setembro 30, 2007

29 de Setembro de 2007

Ontem não correu bem, no segundo jogo da época perdemos por 3. No campo do Estrela do Mar, na Marinha Grande, houve razão de queixa do árbitro, está na moda. Na velha guarda as arbitragens são sempre assim, com tendência para os da casa, é normal. Um factor decisivo no resultado foi o facto de a relva só crescer fora das quatro linhas...numa equipa de criativos como a nossa, torna-se difícil mostrar bom futebol.

Etiquetas:

Anderson Polga

Faz-me uma certa confusão este homem (num óptimo momento de forma, a exemplo do ano passado) não ser convocado para joga na selecção dos amigos do dunga. Se calhar até é bom, não viaja logo não se cansa, não joga logo não se lesiona, se calhar até é bom...

Etiquetas: , ,

Fico-me pelo café...

Além de sermos um país cinzento somos um país de mariconços. Faço um zapping, passo pela sic, familia superstar. Mau, muito mau mesmo. O tuga é dado a estas coisas, emoções à flor da pele.
Na tvi é hora de casamentos. Triste. Mas lá está, é preciso é fazer a lágrima chegar ao canto do olho.
Salva-se a cabo com o axn, os fox.
Dá vontade de ir até lá fora, sentar no jardim beber um cafézinho e contemplar uma lua que esteve cheia e agora minga mas ainda ilumina.
Gostava de ter a capacidade do meu colega Jorge, do curso de patrão local, que consegue cumprir religiosamente a árdua tarefa de fumar um cigarro por dia após o jantar. Assim tipo pílula para reduzir o valor do colesterol.
Sem pele nem osso, uma inalação por dia.
Não, é melhor resistir. Vou até fazer de conta que isto não me passou pela cabeça, vou beber o café e ver um fox qualquer.
Já agora não dá para a rtp2 exibir a décima época do ER? Não?

Etiquetas: , ,

30 de Setembro de 1973

Querida prima, escrevo-lhe a enviar votos de parabéns e dizer que por cá tudo bem. Imagino a sua emoção ao fazer 34 anos. Consigo imaginar porque já passei pelo mesmo, senti-me bem ao passar pela idade do cristo + 1 sem problemas. Se bem que para vocês, gajas, a vontade era ficarem sempre nos 20, assim acabadinhas de tirar a carta de condução e com liberdade suficiente para fazer o que lhes desse na tola. Infelizmente não podemos contrariar a realidade e pior, a força da gravidade.
Aproveito ainda para lhe dizer que já chegaram as coníferas cá a casa. Com elas vieram também os juniperus horizontalis e mais umas merdas que não me lembro o nome. Amanhã tratarei de encomendar os Chamaecyparis lawsoniana. Os castanheiros, as palmeiras, as cameleiras e o louro que roubámos em Ponte de Lima pegaram todos e fazem um jardim muito bonito.

Etiquetas: , ,

22 de Maio a 30 de Setembro de 1998

Faz hoje 9 anos que acabou a expo 98. Entrámos lá pela primeira vez em Junho, a minha gaja já contava com quatro meses de "embarazada".
Foi juntar a barriga ao bilhete e ter acesso rápido a todos os pavilhões.
Falhámos um, segundo dizem até era dos melhores, o tango da Argentina.
Bem organizada, a nossa Expo 98 deve ter sido das melhores. Sevilha foi um bafo daqueles, segundo relatos de quem por lá passou. A nossa reabilitou uma zona abandonada e que hoje serve de lazer para muito lisboeta e não só.
Saudades do convívio, da procissão ao fim da tarde, do fogo de artifício, do restaurante macaense e dos pezinhos dentro de água, isso é que era, o retemperar as forças para as caminhadas.



Etiquetas:

sábado, setembro 29, 2007

É ou não é penalti?

Simples, acabe-se com os penaltis e acabam-se as polémicas. Viveremos todos tão mais felizes...

Etiquetas: , , ,

Ponte de Lima V

Na quinta da Casa do Pomarchão o tempo passa devagar, não há pressa, o pequeno-almoço é servido ás nove, ás dez, quando nos apetecer. Vê-se Ponte de Lima mas não se ouve, a estrada também não, o "porteiro" raramente ladra.
Pergunto ao anfitrião se posso subir, "claro" diz-me ele "e o cão?", "é o porteiro" continua, "mas é enorme", "a condizer com a casa", rematou. Com uma recepção destas, adivinha-se simpatia.
O sossego só é interrompido pelas exibições de fogo de artifício, na vila todas as noites e pelas alvoradas que o "Ti Manel dos poços" detestou. As alvoradas de Ponte de Lima é que nos deixaram de cabelos em pé. O primeiro tiro ouve-se (obrigatoriamente) ás oito da matina e quando retomamos o soninho puuum, disparam o segundo, viramos-nos para o outro lado, recomeça a garganta em dó menor, imitando o fervilhar da panela e puuum! "Não tem jeito nenhum, porque é que não dão os tiros todos seguidos? Porra?", "calma Manel, tamos de férias pá!"
A alvorada adormece e volta a ouvir-se o carreiro de água da nascente que atravessa a quinta. Mais suave que o mar mas com a mesma capacidade de embalo. O Minho tem das mais bonitas pinturas, mistura mil tons de verde das trepadeiras com os roxos, os vermelhos, os amarelos, com as uvas tintas nas parreiras em latadas e com umas Hortênsias azuis que não se vêm em mais lado nenhum. Cada casa tem uma parreira na entrada, as ruas cheiram a terra molhada.
Nunca passei dois três dias seguidos no Minho em que não chovesse. Não gosto de chuva, não gosto de dias cinzentos mas lá em cima é diferente. As paisagens ganham outras tonalidades.
A enorme dose de cansaço (não acredito em férias para descansar, acredito em férias para arrasar) era vencida logo ao acordar pela paisagem que tínhamos nas janelas dos quartos.
Gosto de lá ir, desta vez éramos catorze. Temos que lá voltar.
Tá feito!




Etiquetas: ,

quinta-feira, setembro 27, 2007

Pedro Santana Lopes

Pode até ter já feito muitas asneiras, que as fez. A maior de todas foi ter aceite um presente envenenado do presidente da república e não ter ido a eleições na altura. É o que eu penso.
Até porque afinal os disparates continuam e a margem de manobra, leias-se tolerância é enorme.
Agora, a reacção que psl teve no directo da sic notícias é perfeitamente legítima, natural e até digna.
Embora muita gente queira pensar o contrário, Portugal é realmente um país de várias cores embora a predominante seja o cinzento. Somos um país carrancudo, eu diria mesmo trombudo. Detesto cumprimentar pessoas na rua que não me respondem. Não posso com o "como vai? lá se vai andando" e adoro quem responde, "estou óptimo, cada vez melhor".
Gosto do meu país, não sei se o trocava por outro. Mas gostava acima de tudo que se mudassem as mentalidades. Chega a ser um atentado, bombardear os portugueses com reportagens de meia-hora, na abertura de noticiários, sobre um homem que recebe trinta milhões de euros pelo seu despedimento. Durante um a semana a maddie passou para segundo plano.
Trinta e três anos depois de uma revolução, a opinião pública continua a ser injectada com Futebol, Fado e Fátima.
Há outros F's que entretanto entraram no léxico comum, o F de Férias com Financiamento, para depois no regresso se Ficar na Fossa.
Fogo!

Etiquetas: ,

Setembro de 1997

Parece que o Barça vai ter um estádio novo. O projecto é arrojado, tal como é a cidade. 10 anos depois da terceira vez (79 e 82), a vontade de voltar é muita.
De momento, há o compromisso de levar uns amigos que se encontram impedidos por razões que não lhes são de todo alheias. Assim sendo, vamos aguardar.
Assim sendo, aqui ficam as fotos do dia em que assinei contrato com o barça;-)



(esta foto tem muito de verdade, quem me conhece sabe da minha musculatura e do meu hábito de jogar de óculos)
e a foto que a minha gaja quase não me tirou no nou camp

É, vamos ter mesmo que voltar lá.
Com calor, desta vez temos que experimentar as praias da Costa Brava.

Etiquetas:

Politiquices

Esta guerra de comadres vai trazer algo de novo à política portuguesa?
O povo "nosso povo" vai ganhar alguma coisa com isto?
Porque é que será que os homens de valor e com capacidade para liderar o partido não se candidatam?
É um lavar de roupa suja como nunca se viu.
Triste.

Etiquetas: ,

Investigue-se

Sinceramente acho que ao estilo de um twin peaks ou um ficheiros secretos, alguém devia tentar descobrir o que se passa com o campo do estrela da amadora. Esta história dos penaltis que são e depois deixam de ser e dos que não são e passam a ser tem qualquer coisa de "fricção centrífuga" à mistura.
Mistério...

Etiquetas: ,

quarta-feira, setembro 26, 2007

Longe vão os tempos...

Acabo de dar com minha gaja a contemplar mas quase babada mesmo a pág. 555 do catálogo da La Redoute.
Chego-me ao pé dela para lhe tirar da ideia a compra de um casaco vison ou de coisas do género e afinal dou com ela a olhar para quatro ou cinco gajos desnudados da cintura para cima numa fotografia cheia de neve e tal.
"ó môr, eu também já fui assim, só que não me caiu a neve, acabou por cair tudo, os peitorais, os abdominais e outras coisas mais..."

Etiquetas: ,

Alta Rotação

Antigamente, não há muitos anos, os motores dos carros acabadinhos de sair dos "standers" (é assim que se pronuncia lá no bairro não é Diniz), cumpriam, uns quantos kms a velocidade moderada que se designava de rodagem. Só eu sei o que me custaram aqueles primeiros 2000 kms da minha querida mota sem passar dos 100/120.
Ora, os motores mal rodados teriam um futuro comprometedor, os mais espevitados tornavam-se motores com mais genica, etc.
Hoje em dia os motores trazem a rodagem feita de fábrica. Tiraram-nos um problema de cima dos ombros.
O mesmo não fizeram ao treinador do meu Sporting. Disseram-lhe que os miúdos e os graúdos não se podiam cansar logo no princípio do ano lectivo e toca a rodar. Assim? Já? Será possível que esta malta já tenha necessidade de descansar?
Não havia necessidade. Isso de rodar jogadores é bom é lá na minha velha guarda que tem um plantel que trabalha toda a semana e se junta para jogar ao sábado. Mas de amadorismo neste momento o que os portugueses melhor conhecem é a selecção de rugby, não é?

Etiquetas: , ,

É embaraçoso, mas se calhar...

de qualquer das maneiras, esta, o "afinal havia outra", a "mãe querida" e a que leva a minha gaja ao rubro "adeus mãezinha vou partir", costumo usá-las em tom muito aaaalto, quando os meus putos me andam a moer o juízo.




Etiquetas: , ,

segunda-feira, setembro 24, 2007

Elites...? belhéque

Gosto do colégio dos meus putos desde o primeiro dia. Educação, simpatia e profissionalismo não faltam à direcção, pessoal docente e auxiliar (vamos lá a ver se não me engano).
Uma das grandes vantagens das instituições particulares é a assiduidade. Normalmente os professores não faltam, não fazem greves, etc, etc, etc.
Não há reunião em que não se ouçam daquelas frases/perguntas, mas não é só por aqui, tenho o condão de apanhar com o mesmo género, tanto nas acções de formação que regularmente nos obrigam (atenção, sem contrariedade da minha parte ok?) a frequentar, como nas sessões de esclarecimento ligadas ao ramo em que estamos inseridos. Nestas, os disparates que se ouvem são do tamanho de um comboio. Ainda cheguei a atribui-las às diferenças de idade, por vezes enorme, nas plateias, mas rapidamente concluí que era inato.
Hoje contava-me a auxiliar,
- olha aquele é filho do dr vereador tal e coiso...sabes o que é que o gajo me disse quando o pus de castigo?
(atenção que o puto entrou este ano na primária)
- olha que eu sou conhecido e importante, o meu pai é conhecido na assembleia da república...
- ai sim? então diz ao paizinho para dizer ao presidente que a prima lhe manda um beijinho!
Estas coisas os miúdos não assimilam como os nomes dos bonecos, esta maneira de estar na vida não se aprende, é-lhes incutida e quando assim é, é muito triste.
Não gosto.
Ó diniz, estive para te deixar um comment mas era muito grande, ok?

Etiquetas: ,

domingo, setembro 23, 2007

Mais disparates

Desde que me iniciei nestas lides de aviador (leia-se aviador de balcão e não da aviação) trago uma preocupação ás costas. Não , não é a minha marreca, é pior.
Esta coisas de se lidar com atendimento ao público tem muito que se lhe diga e a frase/pergunta/resposta mais constrangedora, embaraçosa, delicada e quem sabe ordinária, é dizer o total da conta:
- são 18 éros e 3 sétimos
e ouvir a cliente (tem que ser gaja, com os homens não tem tanto impacto) dizer
- quer os três?
- quer que lhe dê três?
ou da nossa parte,
- não tem três?
- não me arranja três?
- se me der os três...

Passei a acrescentar sempre os escudos, cêntimos, euros a seguir, até por uma questão de concentração, é que nestas alturas faço um esforço enorme para controlar o meu zigomático.
Um número tão engraçado e que alguém resolveu encher de responsabilidade.

Etiquetas: ,

quinta-feira, setembro 20, 2007

Meirinho

Faz-me um bocado de confusão esta histeria à volta da qualidade de josé mourinho. Por uma razão muito simples. Lembro do seu ar antipático desde que passou por Alvalade como tradutor do bobby robson, esse sim um bom treinador, injustamente despedido e já reconhecido pelo autor da asneira, etc, etc, etc.
Passados uns anos, o sr chega a treinador do slb e dá três secos ao meu Sporting.
Dizem as más línguas que foi o pretexto para pedir mais dinheiro a manuel vilarinho que entretanto o deixa sair.
Dizem também as más línguas que na mesma semana já tinha um acordo com luis duque para ir treinar o meu Sporting.
Dizem as más línguas que foram alguns elementos da juve leo (que apesar de tudo não são estúpidos) que o impediram, provavelmente porque quem cospe no prato onde comeu nunca será bem recebido em Alvalade.
Entretanto passa pela a união de Leiria e pára no fcp com o sucesso que todos sabemos. Parece que um dos campeonatos nacionais que lá ganhou ainda pode vir parar a Lisboa.
Agora pergunto eu, será que não há ninguém no meio dos jornalistas, opinadores e paineleiros deste país que diga que este senhor teve o sucesso que teve no fcp, porque lá deram-lhe todos os ovos para as omeletas?
Será (nunca o vamos saber, não é?) que o sucesso teria sido o mesmo no meu Sporting? Com orçamentos tão diferentes?
Oito milhões de contos pela saída? Eu mandava lixar a bola e dedicava-me ao lazer.

Etiquetas: , , ,

Nº3

Terça-feira, por força de um fds prolongado, o nº3 regressou ao infantário um ano depois. Depois deste interregno, já se adivinhava difícil a readaptação. Foi o que se adaptou melhor dos três irmãos há dois anos, mas já sabíamos que a paragem não seria nada benéfica.
Ao meio-dia e meio, toca o telefone,
- ainda não parou de chorar, não foi?
- não não, não quer é comer, vocês podiam lá dar um saltinho e tentar convencê-lo...
Chegámos lá já o artista tinha comido tudo menos a sopa, "não como esta sopa, não gosto desta sopa porque esta sopa não tem sal"
Primeira frase quando corria ao encontro da mãe,
- olá mãe, desculpa lá xe tófendi, tá?
Tás perdoado meu filho.

Etiquetas:

La Piovra

Acho que á a última vez que vou escrever sobre este caso que já enjoa.
Agora é um holandês que por acaso tem um crematório (vá-se lá saber porquê) em casa e que vai à judiciária pedir para irem lá ver e tal porque não quer problemas, embora aquilo já tivesse sido encerrado e selado pela asae. Aparece um senhor com uns pendentes de ouro e com ar de pai natal que por acaso também avisou os jornalistas e que por acaso já foi condenado por um atentado à bomba contra um político na holanda? Xiça, isto tá tudo num emaranhado, confuso, complicado, um novelo difícil de desembaraçar.
Retive uma frase interessante do senhor "...disse-lhes que a asae tinha fechado isto antes da morte da menina...". Ai, agora é que eu tou todo baralhadinho. Então mas já tá provado que a miúda morreu?
Eu acho é que isto tá inspirado no Polvo que anda a repetir na RTP Memória.
No nosso balcão continuam-se a ouvir umas pérolas sobre o caso:
- sabe o que é que eu acho?
- não, diga lá dona
- eles devem ter vendido a menina para estudos porque ela tinha aquela coisa na vista, já reparou?
- ó xô pedro, isto é fácil, a judiciária é que ainda não percebeu, os gajos são suingas, pertencem a uma seita de suingas, daqueles do sexo à maluca, deram uns calmante aos miúdos, enganaram-se e sem querer prontos!

Etiquetas: , ,

Mais um disparate...dos meus

Pensei escrever sobre o mourinho, o novo código penal, os candidatos à liderança do psd, a fase difícil que os clubes portugueses atravessam esta semana na europa, a minha dificuldade em queimar o leite creme com o ferro de soldar sem fazer buracos mas deu-me uma branca.
Entretanto abro o outlook e recebo um mail da minha prima, a mais nova das mais velhas mas que nasceu ainda "em nhantes" de mim e leio isto:

CASTING para a nova Novela da TVIProcuramos rapazes entre os 4/6 anos, MORENOS OU LOIROS com olhos azuis ouverdes para gravar o primeiro episódio da nova Novela na Índia no final deOutubro.Local da Filmagem: Índia (tempo de estadia na India: +/- 1 semana ou semana emeia). A criança será acompanhada apenas com um dos encarregados deeducação;Casting: decorrerá no dia 20 de Setembro (5.ªfeira) com hora marcada

Atenciosamente Lénia Figueiredo
Sabes prima, eu até achava engraçado, os meus meninos são liiiiiindos( era melhor que não o achasse) e olhos verdes cá em casa não faltam mas é difícil prima, a malta sai de casa antes das nove, normalmente chega depois das oito e não tem tempo para estar à janela a acenar. Sabes que viver numa cidade pequena e ainda por cima nos arrabaldes tem destas coisas, carro sim carro não que se cruza connosco temos que levantar a mão para cumprimentar, senão...agora, chegar a casa e ter o muro pejado de gajas doidas a "seducionarem-me" os putos? Não
Ainda por cima (ou como dizia a nº1 em piquena, ó pai im por cima) ter que levar os miúdos a passar uma semana na India? Avião? Cheiro a caril? Misturado com vestes compridas? Não
Já me chega ter que passar no Martim Moniz, de cada vez que a sra tua tia e minha mãe se espatifa e vai passar uma temporada ao hospital de são Lázaro. Qué frô?
De qualquer das maneiras, quando houver um casting assim mais pertinho, a malta aparece.
Ah, tens é que convencer a sra tua prima, por acaso minha gaja a mostrar os putos ao mundo através da publicidade.

Etiquetas: , ,

Ai meirinho

Caraças, é quase uma da manhã, quero ir deitar o esqueleto cansado e acordado desde as 7.30 e tenho que aguentar.
Última hora: demissão de josé mourinho do chelsea?

Etiquetas: ,

Paulo Bento

Ao contrário do prof Queiroz, o Djaló não foi o melhor do Sporting. O Polga, o Tonel, o Veloso, o Abel e o Ronny. O Liedson e o Romagnoli a espaços.
Acho que tanto o Romagnoli como o Djaló, deviam ter saído ao intervalo.

Etiquetas: , ,

Retoques finais

Pinturas no fim.
Janelas quase todas montadas.
Portões e gradeamentos em fase avançada.
Cozinha nos finalmentes.
Humm, não sei não!
Talvez saiba. Outembro. Fins de Outubro, princípios de Novembro.
Entretanto domingo é dia de vindima.

Etiquetas:

Agora uma coisa é certa,

que a relva tá uma merda, lá isso tá.
Venha lá essa obrigação de substituir todos os relvados por sintéticos.

Etiquetas: ,

quarta-feira, setembro 19, 2007

Cristiano Ronaldo

Acabo de regressar de Alvalade com aquela sensação de que o resultado podia muito bem ter sido outro.
Como é habitual, salvo raras excepções, os jogadores feitos em Alvalade ou que passaram pelo Sporting, são bem recebidos. Hoje, pelo menos os que assistiram ao jogo, tanto no estádio como pela tv, puderam constatar que o Sporting é um clube diferente. Cristiano Ronaldo marcou um golo, imediatamente pediu desculpa e o público aplaudiu e voltou a aplaudir de pé quando quase no fim foi substituído.
É por estes gestos que somos diferentes.

Etiquetas: , , ,

Olha agora a relva...

A nossa relva está óptima comparando com a do dia da inauguração, quando vocês vieram cá convidados, perderam 3 e 1 e ainda levaram o cristiano reinaldo que por acaso é só o vosso melhor jogador presentemente.
Vá, joguem lá o que puderem, percam o jogo e...já agora pode ser que ainda se negoceie o paredes, hã? Pensem lá bem se não precisam de um médio experiente que acalme os ímpetos dos putos novos do meio-campo hã? Pode ser?

Etiquetas: ,

O medo de arriscar

Ó escolári, não achas que está na altura de "arriscar" com o quim a titular na baliza das quinas? Olha que o homem tá farto de dar provas em como é o melhor keeper tuga neste momento, até sabe sair dos postes e sem fechar os olhos.
Ó camatxo, eu sei que o meu treinador loo à noite também se pode acagaçar com os red devils que até equipam de vermelho mas tirar o cardozo e meter o nuno gomes? Não se pode jogar com dois avançados?
O nuno gomes é um jogador que atingiu um estatuto na sua equipa, como todos os empregados que trabalham há muito tempo para o mesmo patrão. Ou seja, no jogo com o leixões, nuno gomes teve uma declaração, na altura, enigmática. "...precisamos de tranquilidade, temos que nos sentar (jogadores, direcção e equipa técnica) e analisar o que se está a passar...". Consequência, despediram o engenheiro.
Ontem, quando cardozo desiludido com a substituição saía do campo, nuno gomes acompanhou-o com um encolher de ombros, como quem diz, também não percebo mas deixa lá. Provavelmente, muitos adeptos também não o perceberam, ainda por cima embalados pelos últimos resultados, esperavam mais do mister espanhol que na véspera dizia que se perdesse seria normal. Nunca é um bom prenúncio.
De qualquer das maneiras, contra equipas italianas nunca chega querer ganhar. Fica ainda a sensação que o ac milan jogou a meio gás, falhou muito e quim foi realmente o melhor em campo.

Etiquetas: ,

terça-feira, setembro 18, 2007

Ponte de Lima IV

Passar um fim-de-semana a olhar para a verdura, a tentar tirar ideias para a casa nova com a ajuda da prima "árquiteita", dá nisto. Muita foto da dita verdura e a tentativa de dominar o latim. Muita conífera vimos nós no Minho, já para não falar nas idas à pombinha!
Ó prima, esta deve ser uma "herbórius verduscos trepadeirius", não?

"Carramachonis roxos pendentis sobre estradus de duas bias? Sim? Eu sabia!"


"Platanus grandes pa caráçus" à porta do complexo das Termas de Caldelas

E a água das termas? Maravilha, ao fim de duas horas já havia gente no wc do restaurante. Andamos nós a aconselhar agiolax, dulcolax e outras coisas acabadas em áxe e Caldelas tem uma água que dá a volta à tripa enquanto o diabo esfrega um olho. Ok, nem é preciso esfregar o olho...

Etiquetas: , ,

Ponte de Lima III

Os pequenos-almoços em família são uma festa, diria mais, uma farra!




Tenho que te pôr nas aulas de etiqueta.
"Nã se beibe da tigela filho!"

Etiquetas: , , ,

Ponte de Lima II

O desafio foi lançado há alguns meses, "...e se fôssemos ás feiras de Ponte de Lima, já não vais lá há tanto tempo, nem os teus pais...?"
O desafio foi aceite, a logística tornou-se um desafio aliciante, (arranjar alojamento e mesas de restaurante para 14 mamíferos), não havendo quartos para todos no Convento Val de Pereiras, metade da trupe ficou na Casa do Pomarchão.

O que começou por ser uma visita ás Feiras Novas, transformou-se num belo roteiro gastronómico.

Começámos então a produção em série de colesterol e triglicéridos sexta-feira com um belo jantar na "Pombinha".
Bife da Costela, Bacalhau na brasa, Papas de Sarrabulho com todos e Vinho verde tinto Ponte da Barca.
Sábado, tivemos que voltar à Tulha. Tínhamos jantado lá há seis anos e ainda não tinha havido oportunidade de repetir. Vale essencialmente pela decoração e pela comida. O serviço é fraco (seria por causa das festas? julgo que não), duas horas e meia numa refeição é muito tempo. Ao fim de 45 minutos de espera pela abertura ouço isto,
- quantos são? (assim, sem osso, nem boa tarde, nem nada)
- 3
- ali ao fundo
- 6 á direita
chega a minha vez,
- 14
- o quê? 14?
- sim 14
- olha este agora, 14...
- ó senhor, deve haver mais quem queira vender 14 almoços caraças (comecei a virar-lhe as costas)
- não não, temos ali uma mesa sim senhor.
Adiante, bacalhau à casa, entrecôtes de vitela,
A seguir ao almoço, houve quem quisesse assistir ao cortejo e houve quem tivesse que descansar encostado a uma montra, sentadinho no chão de pedra rústica e típica da região, até que fui acordado à força por força de uma velha que deu um valente tralho e caiu em cima de mim. NÃO SE FAZ.
O cortejo, dizem, foi bonito e à noite era preciso retemperar as forças e reconfortar o estômago. Voltámos à Pombinha, quem gosta de pombinha tem obrigatoriamente que voltar!
Dei o braço a torcer e mandei vir o Arroz de Sarrabulho, (Teresa, não sabia e principalmente não cheirava a vinagre) é um petisco do camandro que naquela região é feito com vinho, acompanhado de batata no forno, rojões e morcela...Um atentado.
Domingo, voltinha até Amares para revisitar a Casa da Tapada,(infelizmente fechada) rapidamente trocada pelo A Rival - O rei dos Leitões. Além de melão com presunto e salsichas assadas de entrada, uma salada de repolho, ui uuuiii. Leitão, polvo à lagareiro e costoleta de Novilho.
À noite, já em Ponte de Lima, aguardando ansiosamente o famoso fogo de artifício, ficámos pelo Açude, mesmo encostadinho ao rio, uma vista fantástica.
10 entradas.
Salada de polvo, atum com grão, mini camarão (daquele que se servia antigamente no Greno com as imperiais), percebes, cogumelos fritos, salada de ovas, chouriço (daquele salgado e picante que faz pêlos no peito), moelas, presunto e salada de mexilhões. Depois o segundo, como dizem os meus putos, polvo à lagareiro (ai aqueles feijões verdes), arroz de pato ( um bocadinho seco) e bacalhau à casa. De volta ao verde tinto para os mais velhos e a malta nova à volta de um Calços de Tanha, muito bom.
Nestas cinco refeições, uma saudável disputa de sobremesas entre mim e o meu sogro. Ele nos pudins caseiros e eu nos leite creme queimados.
Os putos portaram-se como nunca e olhem que controlar a paciência infantil que se esgota ao fim de 15 ou 20 minutos, não é fácil.
Dezenas e dezenas de milhar de pessoas nas ruas da vila. Ponte de Lima é bem mais bonita fora das épocas de festa.
Respira-se melhor.

Etiquetas: , , , , ,

Liga dos Campeões

Ter Liverpool, AC Milan e Manchester, assim os três todos juntinhos a jogar com as equipas portuguesas deve ser inédito. Numa só semana vai ser uma injecção de bola.
Desculpem lá meus queridos mas hoje só há disney até ás 19h40m, ok?

Etiquetas: ,

Opinião pública

Este vício de trabalhar a ouvir a sic notícias mata-me de gozo. A facilidade com que se fala em fóruns e debates e se debita opinião sobre qualquer coisa e de qualquer maneira é gritante.
Um telespectador hoje teve a coragem de dar esta pérola,
"...o Sporting tem a tarefa mais difícil, o porto não tem qualquer hipótese porque o liverpool é o vice-campeão europeu e o benfica é a equipa mais forte do seu grupo e não vai ter dificuldade nenhuma em ganhar hoje e em ganhar o grupo..."
Isto não é bem uma pérola é uma preciosidade, não sei bem do quê, mas é...

Etiquetas: , ,

segunda-feira, setembro 17, 2007

Ponte de Lima I


No Minho ainda há muita coisa desta. Quando se tira o capacete, puxa-se do pente arrumado no bolso das calças ou da camisa e dá-se novamente estilo à guedelha para ir ao baile.

Etiquetas: ,

Estrela - Sporting

Onde passei o fds não havia sportv, nem rtp1, quanto mais sportv. Chatice dizia eu, descanso dizia a minha gaja.
Enquanto os putos se divertiam na piscina, dei uma fugida até à carrinha para ouvir o relato, o que a idade faz.
A arbitragem deste jogo foi mais uma de bradar aos céus e a nota interna daquela comissão também.
Valeu na altura dos penaltis não assinalados o resultado não estar 0-0...

Etiquetas: ,

Canseira

Fazer um fim-de-semana prolongado com 700km à mistura só revela uma coisa, é preciso um dia para recuperar antes de voltar ao batente.

Etiquetas: ,

sexta-feira, setembro 14, 2007

Os aceleras

Ontem no Bombarral, a queima dos últimos cartuchos das férias dos meus putos.
Velocidade na recta da meta, uns estonteantes 21kmh da nº1 e 38 km/h do nº2.




Estes putos fazem-se!

Etiquetas: ,

11 de Setembro de 2001

Soube esta semana que existe um monumento ás vítimas do 11 de Setembro em Lisboa. Fica no cruzamento da Av Roma com a dos E.U.A.
Fiquei também a saber que foi mandado fazer pelo dr João Soares enquanto presidente da edilidade alfacinha, sim aquele que ontem se punha em bicos de pés para cumprimentar o "dai lá lama" à espera que o mesmo o reconhecesse, na assembleia da república.
Sinceramente não tenho nada contra o povo americano, aliás, emocionei-me como qualquer um e ainda por cima porque acompanhei em directo desde o primeiro minuto. Mas porque raio a câmara de Lisboa gastou dinheiro num monumento destes?
Inaugurado um mês depois dos atentados. Não sei quanto tempo levou a ser inaugurado o monumento das vítimas da guerra colonial por exemplo.
Também podemos ver a coisa por outro lado e pensar se não seria de inaugurar um monumento em honra das vítimas da guerra Iraque ou da Palestina. Mas para homenagear as vítimas da faixa de Gaza temos que ter em conta que as estradas portuguesas conseguem ter mais mortos e estes, parece-me a mim que ainda não têm nenhum monumento.

Etiquetas: ,

Destresssseeeee

E vai ser mesmo, Ponte de Lima allez.
Nunca assisti ás festas da vila, diz que são giras e que valem pelo fogo de artifício, vamos ver, numa altura em que está proibido...
Diz também que estão previstos 27-29 graus e aguaceiros. É típico, sempre que vamos ao Minho chove. Não há nada a fazer.

Etiquetas: ,

Escólári

Tudo bem que a malta queira crucificar o Scolari, era de esperar, tanta malta que não queria o brasuca. Aliás, chego mesmo a pensar que anda muita xenofobia misturada nisto.
A mim pouco ou mesmo nada me importa que o treinador seja brasileiro, bielorusso ou ou mesmo do burkina faso (há treinadores no burkina?), também não me interessa que os jogadores se naturalizem, se vêm para ajudar que mal tem?
Quando critico o sr Scolari, critico-o como treinador, assim como o faria a qualquer outro no lugar dele.
OU SEJA, ainda não ouvi ninguém criticar a atitude animalesca do jogador "agredido" na forma como tentou retribuir o cumprimento.

Etiquetas: ,

quinta-feira, setembro 13, 2007

Tu queres ver que...

este fim-de semana tem mesmo que ser prolongado?

Your Stress Level is: 49%

You are somewhat prone to stress, especially when life gets hard.
When things are good, you resist stressing over little problems.
But when things are difficult, you tend to freak out and find it hard to calm down.

Etiquetas: , ,

Heranças

Há gostos, maneiras de estar e hábitos que se herdam e que acabamos por adoptar ao longo da nossa vida que chegando mesmo a incuti-los até nos nossos filhos.


Em 1981, quando começamos a frequentar assiduamente a Charneca de Caparica, a praia da Fonte da Telha, a praia do Castelo, etc, o meu Titó, que é um ganda maluco, levou-nos ao Café do Zé, onde julgo que comi pela primeira vez uma bela dose de caracóis.


Ontem para aliviar a neura que se me apoderou "da ialma", peguei nos cães e num balde e fui curtir o campo que rodeia este lugar.


Ouvir os passarinhos, as cigarras e encher um balde com 4 kilos 4 de caracóis, aliviou-me a pituitária.


Há por aí alguém que tenha um tambor de uma máquina de lavar roupa? Que já não trabalhe? Não? Dava jeito, é que havia cá uma rede mosquiteira que protegeu as camas dos putos (isto de viver no campo tem as suas consequências) quando era "canininhos" que já começou a ser esquartejada para tapar alguidares.


Não é fácil guardar tanto caracol.


Ai que stresse...







A propósito, hoje depois do treino da velha guarda foi a janta cá de casa, caracol "mines" e depois "mines" e caracol. Serve-te muito andar a treinar, serve serve.

Etiquetas: , , ,

31 de Agosto de 2007

Momentos no Campo Pequeno
O início


Este puto Teles, faz passes de violino como quem bebe um copo de água.


Muita porrada foi oferecida aos de Portalegre


Mudança de óleo



Tu, outra vez?
Boa, muito boa corrida.


Links

Estabelecer ligações entre imagens, músicas e cheiros é das coisas mais engraçadas de fazer. O cheiro dos protectores solares quando chegam em Março, anunciam-nos a praia, a maresia e a pele a saber a sal.
Há perfumes que trazem recordações, lembram pessoas. Quando alguém chega perto a cheirar a old spice, recuo cerca de 25 anos. Felizmente que depois disso o meu pai optou por outras marcas de bastante maior qualidade.
Diariamente tenho a mesma sensação com a música nos blogues que visito. Quando passo por aqui lembro-me disto, não sei porquê.
Quando passo por aqui, ouço a simpática fergie e de cada vez que a ouço na rádio, lembro-me do blogue.
A partir de hoje passa a constar mais um blogue no meu cantinho de leitura. Mais um blogue de gaja, passam a gora a ser três. Entre outras (2) coisas, temos em comum ter estudado na Luisa de Gusmão, embora em anos diferentes.
Entretanto, por agora, não linkarei mais. Este blogue não se pode sentir de maneira nenhuma abichanado e "prontos"!

Etiquetas: , ,

quarta-feira, setembro 12, 2007

Saudades

É disto que eu falo ó tcl

Etiquetas: ,

Selecção nacional

Já sei que vou ofender uma série de portugueses mas hoje cheguei a torcer pela Sérvia. Tinha em campo um jogador do Sporting.
Agora fora de brincadeiras, o empate é justíssimo senão for mesmo lisonjeiro. Os homens jogam à bola e merecem estar no mundial.
Percebe-se agora porque é que Deco tem estado no banco do Barcelona.
Não se percebe como é que não há outro ponta de lança disponível, ou há?Ah, pois o Hugo Almeida estava no banco.
Quaresma não é jogador de banco, quando entra não rende.
Há uns anos atrás havia um jogador no meu Sporting que era um esteio da defesa, Walcks, veio com Bobby Robson. Teve uma atitude infantil quando Carlos Queiroz foi despedido, disse que o treinador perdia muitas horas com o visionamento de vídeos de jogos.
Pois eu acho que é o que faz falta a muitos profissionais.
Felipão ou Filipão que o carregue, devia ver horas a fio os vídeos, desculpem, agora são dvd's, dos dois últimos jogos e perceber que a melhor defesa é o ataque e que não se devem ter atitudes como a que teve hoje.
Diga-se em abono da verdade que os ambientes dos jogos fazem ferver qualquer um dos intervenientes. Até na velha guarda do Paradense os lances são discutidos até à exaustão quando há uma entrada mais ríspida.

Etiquetas: ,

terça-feira, setembro 11, 2007

80€


De vez em quando é isto. O instituto nacional da farmácia e do medicamento, manda-nos uma prenda. A farmacopeia é uma publicação de presença obrigatória na farmácia.

Vai daí que de vez em quando (ultimamente muitas vezes) nos mande actualizações. Oitenta euros, agora já vêm acompanhados de factura/recibo, agora, porque não vinham.

Estes oitenta euros é quanto me pediram para a viagem a Manchester no dia 27 de Novembro.

Sabendo que o sector farmacêutico inglês é assim um pichichi atrasado em relação ao português, será que aceitam a bendita farmacopeia como forma de pagamento?

Spóóórtem!

Etiquetas: , ,

segunda-feira, setembro 10, 2007

Estupidez inata

Durante as poucas horas em que não se está a comer num casamento, fala-se de tudo e não se diz nada.
Acho que era muito mais produtivo distribuírem dois baralhos por mesa e pôr a malta a jogar rami a 20 cts a carta, para ajudar os noivos na lua de mel. É que naquelas tertúlias que se vão formando cá fora, entre uísques e charutos, ouvem-se coisas do mais estúpido que pode haver.
"...eh pá, (a esfregarem as mãos) assim o derlei (aleijadinho e paradinho tanto tempo) vai fazer tantos golos como fez no benfica..."
Realmente é de nascença, sem dúvida que é.
Não são todos assim mas são muuuuitos.
Xiça!

Etiquetas: , ,

Mas porquê?

Há notícias que sinceramente preferia não ouvir.
Telefono ao meu pai e tomo conhecimento que uma miúda (da minha idade, se é da minha idade é uma miúda porra), do meu bairro, de repente vê-se a braços com um problema de saúde que parece ser único na Europa.
Podia estar grávida e ter mais um filho, ter-se divorciado, ou ter mudado de cidade ou país, não, nada disso.
Que maneira estúpida de termos notícias das pessoas.

Etiquetas: , ,

9 de Setembro de 2007

Ontem foi dia de pagar pelos meus pecados.
Fui ao segundo e último casamento deste ano, o da Cláudia (velha*) e do Gilberto.
Hoje em dia, quando as camisas deixam de poder ser apertadas no colarinho porque já não serve o 41 nem o 42...pôr uma gravata é obrigar-me a fazer de silas de silício na coxa.
Apesar de apertado, eu, apreciei o espaço, boa comida, karaoke à mistura, só visto, as mulheres da farmácia a cantarem o zumba na caneca.
Não consigo gostar é desta moda agora de vestirem os empregados de monges para servirem o bolo dos noivos, mete-me medo o escuro e receio ser violado por um deles, por isso encostei-me a uma parede e vi de longe.
Houve um rol de cânticos bem giros a substituir os talheres na louça. A destacar,

O gil é nosso amigo
o gil é nosso colega
vamos fazer ao gil
o que o cavalo faz com a égua.




*esclarecimento: A Cláudia é a nossa colaboradora mais antiga, está connosco desde Agosto de 2001 e passou a ser a velha a partir de Agosto de 2006, quando entrou a outra Cláudia.


Etiquetas: ,

8 de setembro de 2007

Há uns anos, (parece que já lá vão catorze) a malta juntava-se na praceta e seguia caminho para o Ramiro José, Tuna ou Olaias, chuto para lá, defesa para cá, asneiredo em barda e a noite acabava com um bife simpaticamente servido na Portugália, na Trindade ou mesmo na Mufla.

Por aqui a diferença é enorme.

Nos sábados em que há jogo, a malta chega à sede da associação, bebe-se um café (para os mais comedidos) ou começa-se a maratona da levedura e cevada.

Sábado foi então dia de arranque da época da velha guarda. Enxadas e ancinhos na mão, campinar o rectângulo e o tractor a dar voltas sem fim para gradar e depois alisar o tapete de jogo, montar redes nas balizas e acabar com um churrasco de coelho, muito bem arranjadinho pelo Paulo carapau.

É o nosso estágio de pré-época, é uma maneira diferente de estar na vida. Quando andei aos pontapés à bola no Vitória, era servido chá de limão ao intervalo, quentinho, docinho, sabia que nem ginjas, então no inverno...aqui o intervalo é regado a vinho do porto e precisamente a ginja típica de Óbidos. Diz o Gentil que o "Jaquim Maria" de Salir do Porto, quando jogava, bebia sempre duas médias ao intervalo - "ainda estou para saber como é que o gajo aguentava pá...". Não há dúvida aqui vive-se o futebol, de maneira realmente diferente. Por aqui não há restaurantes depois dos jogos, há um assador para encher de frango ou de bacalhau ou do que for possível arranjar com o dinheiro das quotas da velha guarda.

Ainda houve tempo para uma peladinha no fim.

Etiquetas: , , ,

sexta-feira, setembro 07, 2007

À mesa com a tv

A televisão manipula-nos, impõe-nos horários, prejudica-nos as relações com as pessoas...pois, é isso mesmo, qualquer tipo de relações, deve-se apagar sempre o aparelho, não vá a malta pensar que tá a ter um grande desempenho e quando abre os olhos tá a gaja tá a gemer com o csi ou coisa que lhe valha, adiante, e prejudica-nos as refeições.
Se há coisa que gosto é de notícias, sou um consumidor compulsivo. Há som ambiente com música no trabalho, tenho a sic notícias quase todo o dia ligado e quando chego a casa, mais notícias à refeição. Há quem acompanhe com vinho, gasosa, eu acompanho, salvo raras excepções, com notícias.
Como em tudo na vida, há excepções. Quando muda o rumo do noticiário e passamos para as faixas de gaza ( que me faz lembrara sempre os rolos de ligadura), iraques e afins, mudo de canal. Acho incompatível misturar a refeição com mortos e feridos.
Hoje, não me caíu bem (à minha senhora ainda pior) a carne de vaca estufada.
Apareceu uma nova vertente de notícia/reportagem proibida à hora da refeição, o líder de um partido no discurso de abertura de uma festa anual, a espumar pelos cantos da boca.
Belhéque

Etiquetas: ,

Mal ou bem presumida inocência?

Já tinha pensado e dito, em circuito fechado, que poderia haver surpresas desagradáveis em relação ao caso da criança desaparecida em Maio. Desde cedo me impressionou a tremenda organização desta gente, desde os assessores de imprensa até à visita ao vaticano.
O mesmo vaticano que segundo Moita Flores há minutos na Sic, "recebeu estes pais numa agenda apertadíssima, até para primeiros-ministros, só com movimentação diplomática..."
Será agora de estranhar o facto de o vaticano, já durante esta semana, ter retirado o caso da sua homepage.
Será repisar o assunto quando se fala que já desapareceram mais crianças em Portugal e que não se fez um décimo do que se fez pelo mundo inteiro a partir do Algarve.
Será frieza a mais dizer que toda a construção deste processo se assemelha ao da criança de ferragudo, embora com logísticas e contornos financeiros diferentes. Esperamos agora que não nos traga também aspectos tão macabros.
O que mais me repele das notícias deste caso é o permanente desdém com que a imprensa inglesa tem tratado a que é considerada uma das melhores polícias do mundo. Para mim a melhor, já que não dispõe dos recursos das outras...

Etiquetas:

Saint Martin's Port


A melhor pizza calzone, a ver a baía e os barcos naquele marasmo do estofo da maré, mar chão, quarto minguante e uma temperatura muito amena, nada daquelas noites habituais em Setembro enfeitadas com nevoeiro.
E os crepes? Ai os crepes. É sem dúvida um bom investimento...pó cóstroli.

Etiquetas:

Retribuição II

Eh pá, xiça pá, ouve lá ó Papoila, podias ter avisado pá. Anda aqui um gajo distraído pá e quando olha para as tuas recomendações pá, de leituras e coiso pá, tungas!
Dá de caras com o blog do Gonçalves linkado ao teu pá. Mas o que é que te deu? Tu enlouqueceste? És corajosa, prontos e já percebi porquê, temos uma coisa em comum, vemos mal ao longe como o caraças.
'Tou profundamente agradecido pá, obrigados.
Olha sabes que mais? Aconteceu-te o mesmo.


Nota de rodapé: o meu cantinho da leitura passa a estar organizado por ordem alfabética, a forma mais justa de não ferir sensibilidades

Etiquetas: ,

quinta-feira, setembro 06, 2007

O friend Pavarotti

Quem é que diz que o azeite e a água não se misturam? Misturam pois. Ainda bem neste caso. Ainda ontem ( que dia extenuante) tocava isto na rfm e eu pensava,
"há quanto tempo é que já não ouvia isto, porra"
Hoje a notícia da morte de um dos maiores senão mesmo o maior tenor de sempre.

Etiquetas: ,

O Contraditório

Em Abril de 2005, à porta do Louvre, descansávamos de vários kms a pé por Paris, quando fomos surpreendidos por um grupo de japoneses armadilhados de máquinas ao pescoço, traduzidos por uma outra japonesa que em inglês do Algarve nos dizia:
"aaa, escuse (lá tá ele), we take foto your children, ok?"

Ok não, vá lá bardamerda, olha agora tirar fotografias aos miúdos!(disse isto tudo com um sorriso)

Eh pá tu também, que mal é que tem? dizia a mãe dos miúdos

Que mal é que tem? Isto hoje em dia com a globalização...vai na volta, ainda antes de chegares ao aeroporto, já tens fotografias dos miúdos na net em sites menos próprios.

Ai pá, tu és um desconfiado do caneco!

Não sou nada. Olha agora uns japas que não conheces de lado nenhum a querer tirar fotografias aos miúdos, ele que vá dentro do Louvre e tire à mona lisa a ver se deixam!

Bom, é certo que os meus putos são bem mais giros que a mona lisa. Também é certo que os japoneses que tinham chegado ao pé de nós todos sorridentes, afastavam-se já não tão sorridentes. Mais certo é que dois anos e tal depois, ainda continuo a ouvir críticas da minha mulher pela falta de simpatia com os orientais.


De cada vez que sugiro publicar uma fotografia dos miúdos, levo com a mesma:

"quer dizer, ficas todo acagaçado com aquela história à porta do Louvre e agora queres pôr os miúdos no blogue a que qualquer pessoa bem ou mal intencionada tem acesso.

OU SEJA, nestas coisas da escrita mas principalmente da opinião, a minha gaja é o meu diácono remédios, "vê lá o que vais escrever, não vás ofender pessoas, vê lá do que falas, não ponhas mais fotografias dos miúdos".

Por um lado é bom, houve até post's que lhe dei a ler antes de publicar, depois desisti porque o meu rendimento é noctívago e na maior parte das vezes (ou mesmo todas) não gosto de esperar pelo dia seguinte à espera de opinião.

Por outro lado é mau, não me lembro agora porquê mas até acabar de escrever isto talvez me lembre.

OU SEJA, os blogues são isto mesmo. Por vezes espaços agradáveis de opinião, por vezes veículos de bocas foleiras (eu tento todos os dias fazer um esforço para que o meu não seja), ou até mesmo maneira de avaliar a opinião dos outros sobre nós. Embora neste último caso, concorde em pleno com o que me sugeriram ler aqui.

Com-ple-ta-men-te errado pensar que não há muita exposição através de um blogue ou que apenas as pessoas que possuem outro ou comentam é que têm conhecimento da sua existência.

Aconteceu-me ontem pela primeira vez. 298 dias depois de inaugurar o meu espaço na blogosfera ouvi,

"olha lá outra coisa, tu tens um blogue?"

Primeiro devo até dizer que me soou bem a pergunta, a seguir já não tanto, particularmente num dia de difícil retorno à Picheleira.

"eh pá é que escreveste lá umas coisas com uma fotografia" (da pessoa em questão)

Bom, quem me conhece mínimamente, sabe que sou um gajo que facilmente fica acabrunhado e que consigo conduzir várias horas sem dizer mais nada. Praticamente foi o que fiz de Lisboa até chegar a casa, apesar de ouvir durante o caminho o meu diácono a dizer "deixa lá, não te chateies, aquilo não tem nada de mal...".

Acabei por (apesar de nada me dever à consciência) apagar o assunto em questão, pura e simplesmente pela pessoa visada que me merece o maior respeito.

Serei a partir de agora mais prudente, mais não, continuarei a ser prudente com o que escrevo, foi um acidente de percurso, publicado há já nove meses e que agora foi retirado.

Acontece o mesmo com os medicamentos após vários anos de mercado e estes fazem falta ás pessoas, o que eu digo, escrevo e publico neste espaço tem a importância que lhe quisermos dar, são opiniões sobre futebol, política, televisão, histórias da minha vida, das minhas amizades, de vivências, férias, brincadeiras, de conversas ouvidas, de coisas que me deixam de cabelos em pé, etc...Também não voltarei a retirar nada daquilo que escrever. Quem leu gostou, quem não leu, ficará na ignorância que é o estado mais feliz da alma para este tipo de coisas.

Razão tem quem escreveu um dia que os blogues são o espaço de quem não tem opinião! Será?

Etiquetas: , ,

Boblina

Fez ontem, 12 anos que me despedi de uma pessoa especial.
Boblina, era assim que lhe chamavam os amigos. Aqueles que por ele eram considerados amigos, se calhar não tanto do meu ponto de vista.
Meu amigo tenho a certeza que o era, que gostava de mim também eu tenho a certeza.
O Fernando era o tio que eu tratava por tu, tinha mais dezasseis anos que eu, acompanhou muito mais a geração da minha irmã e da malta dessa idade mas deixou-me recordações que muito dificilmente apagarei, tanto as boas, que foram muitas, como as menos boas que infelizmente foram bastantes e tão graves (o Agosto desse ano, passado a caminho do hospital dos capuchos).
Eras tão divertido meu sacana, enchias uma sala de alegria e acabaste por escolher um fim tão triste, longe de todos, longe dos sorrisos, longe das gargalhadas e das histórias que só contadas por ti é que tinham graça.
A cada natal ou aniversário cá em casa, obrigatoriamente fala-se em ti.
Não nos deste tempo para nos despedirmos convenientemente, por isso aqui vai um grande abraço do teu sobrinho.

Etiquetas: ,

Auto-medicação? Nãããõ, a sério?

Então mas não é isso que se promove neste momento em Portugal?

Etiquetas: , ,

quarta-feira, setembro 05, 2007

TV

Não chegou não sei quantos meses a aturar os choros, gritos estridentes, canções pirosas da
floribruta, para virem agora as chiquititas.
Para já têm nome de bolachas, são irritantes. Até nos fazem ter saudade dos desenhos animados(?) que o vasco granja ia buscar aos países do leste.

Etiquetas: ,

Léxico pouco comum de farmácia

O mês de Setembro, normalmente, é o mês do êxodo.
Vão-se os turistas e ficam as moscas. Apesar disso, continuam a chegar pedidos em inglês, francês e espanhol ao nosso balcão.
Ontem foi a última,
os beefes - do you have anti-baby pills?
a cláudia nova - desculpe?
os beefes - anti-baby pills
a cláudia nova vem ter connosco - vejam lá se percebem estes senhores
eu - excuse? (o que eu gosto de usar este excuse) Ahh! queres uma "pírula", olha lá e como é que se chama lá na terra? juliette? si senhoras, é só um minuto.
Bom, lá consultámos o marthin dale para aferir a equivalência do que a beefa queria e o assunto ficou resolvido.
a cláudia nova - eu até pensei que eles queriam um teste de gravidez
eu - oh cláudia, se fosse isso era um "para ver se há babys pills"!

Etiquetas: ,

segunda-feira, setembro 03, 2007

Megalomania?

A cidade onde vivemos não é pequena e ao mesmo tempo não é grande.
A cidade onde vivemos não tem pouca gente e ao mesmo tempo não tem muita.
O concelho onde vivemos tinha inscritos cerca e 40.000 eleitores nas últimas eleições autárquicas.
Destes 40.000, quantos serão utilizadores de um projecto megalómano como o multiusos que se está a construir? Se calhar nem metade.
Na cidade onde vivemos a oferta hoteleira é praticamente nula.
A cidade onde vivemos não tem infra-estruturas para suportar um multiusos desta envergadura. Simplesmente porque, por muita qualidade que tenham os espectáculos em exibição, poucos espectadores deverão ter.
Vamos ter peças do la féria em cartaz meses a fio?
Ou será como o cats em londres que se oferecem bilhetes a poucos minutos do início para garantir a sala cheia?

Etiquetas: ,

Picheleira

Junto a este chafariz na Calçada da Picheleira, havia a loja do sr Raul, onde se vendia o melhor fiambre. Embrulhado em papel que se cheirava até chegar ao 51 da Frei Fortunato.
Como era irresistível, abria-se cuidadosamente o embrulho e ratava-se umas pontinhas pelo caminho.
Há três anos, em visita a Santiago de Compostela, comprámos um parecido, quase igual, numa mercearia daquelas mesmo à antiga.
"donde és usted?"
"caldas da rainha"
"caldas de luna?"
"coño, da rainha, portugal"
Estes espanhóis pá!

Etiquetas: , ,

domingo, setembro 02, 2007

Pois

Por acaso, só por acaso, hoje no Sporting-Belenenses passou-se exactamente a mesma coisa. Um lance igual com juízo diferente. Porque será?

Etiquetas: , ,

Assim não

Passei meia hora a olhar para o novo programa da sic. Gozar com as convicções dos concorrentes (que se prestam a figuras por vezes bem deprimentes) como faz o júri é que não consigo concordar.
Sempre gostei de ver/ouvir notícias e debates com a Clara de Sousa, agora, o papel que lhe encomendaram neste júri é que não lhe fica nada bem.

Etiquetas: ,

Campeonato

Cheira-me que este campeonato tem fcp a mais e adversários a menos.
As arbitragens é que continuam com a mesma qualidade (?!) dos anps nteriores.

Etiquetas: ,