decabelosempe.blogspot.com de cabelos em pé: Exmo. sr Ministro das Finanças,

de cabelos em pé

Mais ou menos um diário de opiniões. Nem sempre diário, mas de opiniões sim.

quarta-feira, junho 27, 2012

Exmo. sr Ministro das Finanças,

Não querendo usar da ironia de um "Governo Sombra" da TSF ou do dramatismo de um "Prós e Contras", venho por este meio (que alguém o podia fazer) expor a vossa excelência o seguinte:

Causa-me bastante estranheza que Vossa Excelência não tenha previsto a mais do que lógica redução de receita fiscal. Não precisamos de estudar política, matemática ou economia para entender o óbvio.

Vossa Excelência faz parte de um governo que por culpa directa ou indirecta não é isso que está em causa, aumentou o IVA na restauração, bens alimentares e medicamentos, já para não falar do corte no acesso ao crédito bancário por parte dos particulares.

Ora, se se deixam de vender casas porque não aparecem clientes, obviamente que se fecham empresas construtoras e se despedem funcionários, os mesmos não terão dinheiro para gastar nos restaurantes que entretanto viram o IVA subir em pouco tempo de 12 para 13% e desde Janeiro para 23. Esta foi a primeira das barbaridades para afastar clientela. Hoje ouvi a notícia da duplicação da receita do IVA na restauração, não o quero desanimar mas parece-me "sol de pouca dura".
Também sabe Vossa Excelência que ao aumentar o IVA da maneira que se aumentou, acabou por se criar uma fuga natural aos impostos, porque convenhamos Sr Ministro, é uma maçada um canalizador, um electricista ou um mecânico de automóveis pedir-nos 100 contos por uma reparação (desculpe os contos mas é um defeito de quem não gosta destes euros) e se pedirmos factura exigirem-nos mais 23 contos, já reparou que são quase mais 25%?
A isto chama-se barbaridade ao quadrado Sr Ministro.

Certamente o Sr Ministro também já se apercebeu que a par da receita fiscal também as receitas da segurança social vão diminuindo de dia para dia, por um lado porque as pessoas vão perdendo emprego e por outro porque se vai contratando a termo e pagando o mínimo possível e já percebeu porquê Sr Ministro? não? Então eu explico-lhe, no meu sector de actividade foram implementadas medidas que revolucionaram a economia das farmácias.
Como? É simples, aliás, é uma regra de três simples, o ministério da economia juntamente com o ministério da saúde, dos anteriores governos do sr José Sócrates e também do actual governo acharam que as farmácias em Portugal estavam nas mãos de uma corja de bandidos que ganhavam dinheiro à custa dos problemas de saúde das pessoas e resolveram impôr descidas nos preços dos medicamentos obrigando-nos a suportar custos nunca vistos e obrigando-nos a vender hoje medicamentos por cerca de 2/3€ que custavam há cerca de ano e meio mais de 20/25€.

À partida até parece uma medida interessante e viável para o Zé povinho porém, há muita gente apanhada na curva com este tipo de política. Laboratórios, grossistas e farmácias que eram das entidades que com mais impostos contribuíam para as "suas" receitas fiscais, estão a pagar muito menos IVA, não estão? Pois estão. E também estarão certamente a pagar mesmos segurança social não é? Pois, lá está a governação da pescadinha de rabo na boca que tem manta curta e quando tapa a cabeça, destapa obrigatoriamente os pés. Por vezes as medidas distas populistas são um tiro no pé.
No caso dos medicamentos são vários tiros no pé de um doente que já coxeava tanto e não tarda deixa mesmo de andar. Menor preço nos medicamentos significa mesmos receita fiscal, mesmo segurança social, porque torna-se insustentável manter quadros de pessoal como os que tínhamos e por último menos stock na prateleira para servir doentes.
Parece uma estupidez, não é?

Não é propriamente a falta de dinheiro para obtenção de mercadoria mas a falta da mesma nos armazenistas que nos deixam sem stock e se calhar porque ainda não houve ninguém até hoje que explicasse a quem direito ou provavelmente não perguntaram/investigaram as pessoas certas para lhes explicar que não há medicamentos porque alguém de peito feito e costa direitas resolveu exportar os "nossos" medicamentos porque ao preço que eles estão, tantos os nórdicos como alguns países de sotaque africano encontraram uma mina de ouro lusa que não tem origem na Panasqueira ou em Neves Corvo, comprando cá e vendendo lá com um lucro considerável.

Entretanto saíram notícias de burlas ao SNS, espero sinceramente que signifique o retorno dos medicamentos ás nossas prateleiras.
Aguardemos serenamente.