decabelosempe.blogspot.com de cabelos em pé: julho 2007

de cabelos em pé

Mais ou menos um diário de opiniões. Nem sempre diário, mas de opiniões sim.

terça-feira, julho 31, 2007

Tropa

Esta semana fui surpreendentemente contactado por um camarada que fez a recruta no BSS de Setúbal. Embora não tenha sido da minha incorporação (29 de Abril de 1991), enche-me o ego saber que há mais um internauta a visitar o meu blog e a seguir criou este.
Foi aqui nesta parada, que passei o melhor tempo de tropa, sem dúvida nenhuma.
Desde o corte de cabelo brilhantemente executado pelo Artur Brandão, a entrega do fardamento, o fim-de-semana de castigo, ainda hoje tento perceber porquê, a semana de campoHá momentos que não se esquecem, imagens que de vez em quando saltam à memória, frases que foram ditas, enfim, já lá vão 16 anos.
Cada vez dou mais valor ao significado da expressão, "o tempo voa".
Terrível é reconhecer o valor dessa expressão e dar por mim a pensar que já deveria ter feito tanta coisa que ainda não fiz.

Etiquetas:

21 de Julho de 2007


Acho que desde que me lembro de ir ao Algarve, talvez há uns 30 anos que não me sai da memória este mamarracho à entrada de Ferragudo. Ainda no tempo em que se passava numas estradas de muros de pedra, do género da que ligava a Picheleira ao Bairro da GNR, nessa altura o Algarve cheirava a alfarroba
Tudo desapareceu para dar lugar ao cimento armado, só este não foi abaixo.
Para os interessados, há um restaurante pequenino, "A Ria", que acompanha o peixe grelhado com uma salada á algarvia que não se esquece. Provavelmente porque o pepino faz arrotar o resto do dia.
Fica ao lado do restaurante "Sudoeste", onde vai o Herman almoçar de barco, este um "nadinha" mais caro.

Etiquetas:

20 de Julho de 2007 11h30


Dá para acreditar?

Praia do Ancão, meio da manhã e um sossego de só se ouvir o mar...saudades.

Etiquetas:

Calor?

Hoje estão 20 graus, talvez menos 12 do que ontem, isto é o fim do mundo. como diz o meu prof Queiroz, eu vivo na Sibéria. Eu quero calor outra vez senão choro.

Etiquetas:

10 de Julho de 2007

É no último dia do mês mas ainda vai a tempo.
A minha sobrinha linda fez 18 anos.
Não consigo "espremer" em palavras a emoção que se sente quando olhamos para estes putos que já andaram ao nosso colo.
Hoje já não é possível, ando a ficar cheio de artroses.

Etiquetas: ,

segunda-feira, julho 30, 2007

Nº3

Nº3, posso tirar uma trugafia?












NÃO !

Etiquetas: ,

Mar flat

Alguém sabe por um acaso ou porventura, quer dizer, alguém eventualmente sabe porque é que o mar flat não o consegue ser todos os dias assim?
Assim tipo o mar do Algarve, sereno, cordial, mansinho, sem levantar muitas ondas e com temperatura amena.
É que de vez em quando, mais de vez, que em quando, o mar fica revolto a bater como um louco e este ar sereno dos meus putos fica alvoraçado de tal maneira que nem um castelinho na areia a malta consegue fazer. Ás vezes, quer dizer, quase sempre a bandeira lá em casa tá mais amarela que verde.
Será porque o nº3 ainda vinha lá atrás com a Mãe?
De qualquer das maneiras o instinto protector da nº1 para o nº2 é de uma ternura indescritível

Etiquetas: ,

7 de Julho de 2007 09h00


A coisa começou em Setembro do ano passado, foi interrompida em finais de Novembro e voltou á carga em Maio. Quando saía de casa á noite e dizia aos putos que ía para a escola, ficavam a olhar para o pai de mochila ás costas.


Local: Alhandra, sede do Sporting Clube de Alhandra e Marina do clube náutico

Exame do curso de Patrão Local.

Ferramenta: lápis, borracha, caneta, compasso, esquadro de navegação, bússola e o veleiro DC 740 do João Rodrigues.

Resultado: Aprovado, ao que parece 17,5 valores. Deveria ter sido assim na escola, foi a resposta da família.

Proveito disto tudo: ainda não sei bem qual, mas hei-de descobrir. Provavelmente depois de conseguir convencer o nº2 a entrar num barco.

Um agradecimento especial, aliás, especialíssimo, ao meu comandante. Ao incansável e paciente João Godinho Carvalho.

Este homem (com ó grande) fica no álbum das minhas memórias, pelo simples motivo de me ter posto a estudar tantos anos depois.

Grande abraço Jojó.

Etiquetas:

Mantórra

Tio Lança, tou na fnac, queres que te levo o livro do mantórra?
Estranho. O que é que tem para escrever num livro um atleta de apenas 25 anos que esteve tanto tempo parado?
Ah, já sei, porrada para cima do departamento médico do clube que por acaso teve o presidente a patrocinar a apresentação do mesmo livro.
Estranha também a chegada ao aeroporto do novo reforço do slb. Aparece, desaparece, volta a aparecer já com cachecol ao pescoço...obrigações do marketing.

Etiquetas:

28 de Julho de 2007

Sábado foi dia de regresso ao sector 24 do Estádio de Alvalade, já tinha saudades de ir ver futebol sem frio. O jogo não foi grande coisa, o adversário era simpático, não houve escaramuça como com os italianos. Os jogos de preparação são sempre uma treta, são moles e têm muitas substituições, não gosto. Carlos Martins e Varela não jogaram mal, muito menos tiveram uma exibição sofrível como se escreveu no "record".
Nesta altura é cedo para tirar conclusões da equipa do Sporting, no entanto parece-me que não se perdeu qualidade em relação à época passada.
Ontem fiquei enjoado com jornalista e comentador da sic.

Etiquetas:

Meu querido blog...

desculpa o desprezo que te tenho dado. A partir de hoje, de volta ao trabalho e de forças retemperadas prometo tomar conta de ti como se fosse o primeiro dia.

Etiquetas:

domingo, julho 22, 2007

Pausa para pensar

Hoje foi dia de pausa nas férias. Papéis para um lado e para outro ao mesmo tempo que se ouve televisão. Na sic passa uma reportagem sobre armadores de ferro, daqueles que passam dias a armar ferro nos ginásios e comem 24(!) claras de ovos por dia, enfim.
Quando tive oportunidade de olhar para o ecran vejo uns quantos atletas (?!) com cara de quem já tem 60 ou 70 anos. Diz o repórter que para a avaliação do júri num campeonato de culturismo até a cor da tanga conta ou a cor do bronzeado contam!
Dá ao júri um ar de farôfo, ou não?
Ao mesmo tempo desperta uma nova preocupação na minha mente. Este ano, quando chegou o verão e olhei mais vezes para o espelho para observar o bronzeado no meu corpinho stalone, descobri que até os pêlos do peito estão a ficar brancos.
Vim do Algarve de rastos. Tenho que rever as minhas prioridades na vida.

Etiquetas:

sábado, julho 14, 2007

CML

Algum candidato se opôs ou se mostrou a favor da venda/urbanização dos terrenos do antigo Estádio de Alvalade? Não?
Alguém conseguiu acertar na iluminada cabeça do zé? Aquele que faz falta? Ouvi o sr dizer que carmona e costa tinham um plano secreto para a zona ribeirinha de Lisboa.
Juro que fiquei com a sensação que tinha recuado vinte anos e ouvia o meu tio Fernando contar histórias de ovnis e plataformas elevatórias que se abriam para saírem mísseis das instalações da nato ali na Charneca de Caparica. Ainda fiquei á espera que saíssem umas antenas da cabeça do sá, mas nada.
Acho que a câmara de Lisboa devia ser eleita pelo país inteiro. Há muito assunto que é do interesse nacional.

Etiquetas: ,

Praça parvo couceiro

Estamos finalmente convencidos do valor do couceiro?
O homem já afundou mais equipas do que quando jogava batalha naval e nunca tem culpa, o mundo está todo contra ele...que chora na nêspera.

Etiquetas:

quinta-feira, julho 12, 2007

7 de Julho de 2007

Só vou poder escrever quando chegar a casa, caí na asneira de não trazer o "portátél" (é notebook, não é Diniz?) e o do hotel não vale um caracol.

Etiquetas: ,

Nº3

No dia em que chegou, contemplou durante dez a quinze segundos o enorme parque infantil da varanda do apartamento e fez um singelo comentário à boca cheia.
"Porra!"
Este puto é de um desenrascanço total, na primeira refeição no restaurante, acabou-se a água na garrafa, não querendo esperar pelo empregado, foi pedi-la á mesa dos estrangeiros.
Não sei se ralho com o gajo ou o inscrevo no inglês.

Etiquetas: ,

Hotel Apartamento

Estreámos este "novo" conceito em 2003 na marina de Portimão, preços razoáveis com pequeno-almoço incluído, acesso fácil à praia e piscina, etc, etc, etc.
Este ano voltámos ao mesmo sistema. Tem um senão, não inclui máquina de lavar a loiça.
Ora, se calha à minha gaja fazer a manja, calha-me a mim lavar a dita.
Olha môr, o detergente dos gajos deve ser do "lídio" porque eu estou com as minhas mãos numa vergonha, quando chegar à farmácia, vou passar 3 dias 3 no escritório a hidratar a pele com creme, tá?
Isto não são mãos que se apresentem para estar a um balcão!

Etiquetas:

Católicos mas não muito

Desde guterres que os dirigentes socialistas adoptam aquele gesto à abrunhosa de mostrar as duas mãos a tocarem-se pelas pontas dos dedos, cada vez que intervêm num debate, o último é o costa.
Ditaduras dos especialistas de imagem?

Etiquetas:

quarta-feira, julho 11, 2007

7 de Julho de 2007

2 horas de sono,
Exame ás 9h00 em Alhandra,
Festa de anos á tarde em Grândola,
Viagem para os Allgarves,
Amanhã desenvolvo.

Etiquetas: ,

Retribuição

Para agradecer o elogio de terem posto o meu endereço num blog que visito regularmente por culpa do Diniz, passa a partir de hoje a constar no meu grupo de coisas com interesse um novo sítio.
Recomenda-se.

Etiquetas: ,

Allez ricardo allez que se faz tarde

Ó Ricardo, desejo-te as maiores felicidades do mundo e os maiores sucessos desportivos. Sabes que aquela relação amor/ódio que mantinhas com a malta lá em Alvalade foi um bocadinho causada pelas entrevistas que foste dando como futuro jogador do slb pá. Depois, foi-te dado algum apoio quando nasceu aquele problema triangular, Scolari - Vitor Baía - Selecção, lembras-te? Sabes que a minha cadeirinha fica mesmo no enfiamento daquela grande área onde tu supostamente devias sair aos cruzamentos, em que a tua cabeça mandava mas o corpo não obedecia.
Olha rapaz, avizinha-se uma época mais tranquila para o meu coração.
Felicidades.

Etiquetas: ,

sexta-feira, julho 06, 2007

5 de Julho de 2007

A caminho de Leiria para entregar o receituário de Junho e comprar a prenda de anos do nº 2, tive uma recepção nunca por mim vista nas portagens de Leiria. Três viaturas da BT da GNR e mais seis oficiais davam-me os bons dias perto das 11h da manhã. Depois de solicitados os documentos, educadamente oferecerem-me a prenda das férias,
- o sr Gonçalves foi detectado em excesso de velocidade"
- não me diga sô guarda ( acho que todos dizemos isto, acrescentado por um "não pode ser")
- é verdade, circulava a 146km/h
- ?!?!
- numa zona de obras com velocidade limitada a 100km/h (ai, pensei eu, se não viesse um maduro á minha frente, teria sido pior!)
- portanto trata-se de uma contra-ordenação grave com 120 euros de coima e inibição de conduzir de um mês a um ano
- e se eu pagar já?
- pois, pagar vai ter que pagar, mas não atenua nada
- vale-me não ter cadastro e pagar os impostos e segurança social a horas...
- isso para eles não interessa nada
- olhe, não me conformo, mas algum dia teria de ser
- deixe lá, eu também sou apanhado ás vezes pelos meus colegas e fico sem cara para olhar para eles.
- ó sô guarda, pimenta no cú dos outros é refresco, ou nunca ouviu dizer?
olhou para mim riu-se e continuou a escrever
No fim, depois de alguma risada à mistura despedi-me sem agradecer e não dizendo até á próxima. Ainda lhe perguntei se mandavam a foto para casa como nos casamentos mas disse-me que só mediante pagamento. Desisti

Etiquetas:

Inté...

Não tenho tempo para mais, vou tentar durante estas férias escrever o que não consegui esta semana.

Etiquetas: ,

Sport Lisboa e Pequim

Ó meus amigos benfiquistas, depois do bernardo são agora os chineses? Eu de cabelos em pé e vocês de olhos em bico?

Etiquetas:

MST

No meu ramo mst é uma marca comercial de morfina, um medicamento infelizmente usado em doentes em estado terminal, como se diz na televisão, "vítimas de doença prolongada".
No senso comum trata-se de um comentador que na minha opinião é do mais baixo que há. O dito deslocou-se ao Estádio José de Alvalade, para assistir ao concerto dos Stones e teve a coragem de emitir mais uns impropérios acerca do Estádio do meu Sporting.
Diz o senhor que o Estádio é horrendo e que não percebe como os Sportinguistas, que diz serem pessoas finas (obrigado ó miguel) se conseguem sentar naquelas cadeiras.
Os comentadores de televisão por vezes caiem na esparrela de dizerem coisas sem pensar. Aliás, chegam a uma altura que eu acho que já nem sequer deviam ser comentadores.
Ó miguel, o bom gosto nasce com cada um de nós. Pelo menos o nosso Estádio não tem nome de restaurante chinês. Sabes que nem todos podemos ser bafejados pela mesma sorte, basta olharmos para o espelho, não achas? Sabes que existe realmente muita gente com mau gosto, eu lembro-me particularmente daquelas que há uns anos atrás te consideraram um dos portugueses mais charmosos!?

Etiquetas: , ,

quinta-feira, julho 05, 2007

Nº 2

Filhó, hoje é o teu dia.
7 anos, c'um caneco pá! Tás um homem. Vê lá meu filho, não fumes e também não bebas muito e olha, apesar de o teu irmão mais novo dizer que eu não o posso amar porque não é uma mulher, quero que saibas que te amo muito. Uma beijoca grande do pai que te adora.
Parabéns

Etiquetas: ,

quarta-feira, julho 04, 2007

Lavoura

Cada vez que pego numa enxada e calço as botas de biqueira de aço (o jeito que isto dava no metro quando morava em Lisboa e na escola também) transformo-me noutro homem.
Existem coisas inerentes à fardamenta e ao momento em si, tem que se limpar o suor da testa com a camisola, funga-se o nariz sem assoar, não diz asneiras quando a coisa corre mal ou nos aleijamos, porque já se dizia antes.
Quando acabo o serviço, entro em casa, saco da navalha corto um naco de pão e queijo e abro uma superbock.
O prazer daqueles dois minutos é indescritível.
Realmente não há como a vida no campo.

Etiquetas:

terça-feira, julho 03, 2007

Cá se vai andando com a cabeça entre as orelhas...

Hoje foi dia de reunião na escola com os professores para entrega de notas e consequente avaliação final dos putos mais velhos.
Enquanto esperava, fui dando uma vista de olhos nas pautas dos alunos do liceu e constatei que já não há nem disciplinas nem pautas como antigamente. Hoje, as disciplinas têm nomes estranhos, são para mim desconhecidas todas as que estão para além da matemática, do português, do inglês e do francês. Também já não há praticamente alunos reprovados. Ah, também isso mudou, agora os alunos transitam de ano, os que não passam (como nós dizíamos) ficam retidos e ainda há os que transitam depois de nota "ratificada em conselho pedagógico". Esta treta tinha dado um jeitão há...pois há 21 anos, quando aqui o miguel chumbou com três "negas".
Ainda me lembro do meu pai me prometer cortar o cabelo à escovinha. Obrigado Zé Gonçalves por teres sido politicamente correcto e não teres cumprido essa promessa. Senão teria a Picheleira a comentar que o filho da Ana e do Zé tinha apanhado uma praga de piolhos. Agora é moda, ironias do destino, tanto o cabelo rapado como os piolhos.
Ao mesmo tempo que tratamos das notas, inscrevem-se os putos para o ano seguinte, aí bate novamente a saudade daqueles dias de verão em que se voltava à escola.
Nome: Tal...filho de Ana... e de Zé...(havia de ser possível registar as pessoas com José e com Zé, assim como o Manél, é mais usual) os anos a fio em que se preenchia a filiação, morada, ai porra que já me enganei, estes são filhos da Isabel e do Pedro...
Comento com os gajos, "ena, boas notas" quer dizer, tirando o com-por-ta-men-to de ambos os dois cabritos, na natação, nas aulas, etc.
À hora do jantar, chego da lavoura, (já comecei a plantar árvores e arbustos) a cantar a cabeça entre as orelhas e a explicar á maralha que primeiro nascem as orelhas e depois é que nasce a cabeça e que nalguns seres humanos a cabeça cresce tanto que sai pelo meio do cabelo, a quem chamamos de carecas. A mãe olha para mim a abanar a cabeça em ar de reprovação e onde se podia ler: "lá estás tu com essas tretas meu maluco, lá vai o que aprenderam por água abaixo".
Os meus agradecimentos à prof Cláudia e ao prof Pedro, foi um ano exausto não foi, com todas aquelas mudanças? Mas correu tudo bem.

Etiquetas: , ,

07 de Julho de 2007

Sábado dia 7 será dia de:


Volare, oh oh

Cantare, oh oh oh oh

Nel blu dipinto di blu

Felice di stare lassu


Será? talvez, lá pelas 11h30...

Etiquetas: ,

Lisboa

Lisboa está diferente, acho que está a ficar impessoal, fria e distante. Ontem quando tivemos que ir á João XXI, pensámos ir beber um café á Av de Roma. Não sei nem me interessa há quanto tempo mudou, mas acabar com o Roma para dar lugar a um mc donald's?

Etiquetas: