decabelosempe.blogspot.com de cabelos em pé: Cá se vai andando com a cabeça entre as orelhas...

de cabelos em pé

Mais ou menos um diário de opiniões. Nem sempre diário, mas de opiniões sim.

terça-feira, julho 03, 2007

Cá se vai andando com a cabeça entre as orelhas...

Hoje foi dia de reunião na escola com os professores para entrega de notas e consequente avaliação final dos putos mais velhos.
Enquanto esperava, fui dando uma vista de olhos nas pautas dos alunos do liceu e constatei que já não há nem disciplinas nem pautas como antigamente. Hoje, as disciplinas têm nomes estranhos, são para mim desconhecidas todas as que estão para além da matemática, do português, do inglês e do francês. Também já não há praticamente alunos reprovados. Ah, também isso mudou, agora os alunos transitam de ano, os que não passam (como nós dizíamos) ficam retidos e ainda há os que transitam depois de nota "ratificada em conselho pedagógico". Esta treta tinha dado um jeitão há...pois há 21 anos, quando aqui o miguel chumbou com três "negas".
Ainda me lembro do meu pai me prometer cortar o cabelo à escovinha. Obrigado Zé Gonçalves por teres sido politicamente correcto e não teres cumprido essa promessa. Senão teria a Picheleira a comentar que o filho da Ana e do Zé tinha apanhado uma praga de piolhos. Agora é moda, ironias do destino, tanto o cabelo rapado como os piolhos.
Ao mesmo tempo que tratamos das notas, inscrevem-se os putos para o ano seguinte, aí bate novamente a saudade daqueles dias de verão em que se voltava à escola.
Nome: Tal...filho de Ana... e de Zé...(havia de ser possível registar as pessoas com José e com Zé, assim como o Manél, é mais usual) os anos a fio em que se preenchia a filiação, morada, ai porra que já me enganei, estes são filhos da Isabel e do Pedro...
Comento com os gajos, "ena, boas notas" quer dizer, tirando o com-por-ta-men-to de ambos os dois cabritos, na natação, nas aulas, etc.
À hora do jantar, chego da lavoura, (já comecei a plantar árvores e arbustos) a cantar a cabeça entre as orelhas e a explicar á maralha que primeiro nascem as orelhas e depois é que nasce a cabeça e que nalguns seres humanos a cabeça cresce tanto que sai pelo meio do cabelo, a quem chamamos de carecas. A mãe olha para mim a abanar a cabeça em ar de reprovação e onde se podia ler: "lá estás tu com essas tretas meu maluco, lá vai o que aprenderam por água abaixo".
Os meus agradecimentos à prof Cláudia e ao prof Pedro, foi um ano exausto não foi, com todas aquelas mudanças? Mas correu tudo bem.

Etiquetas: , ,