decabelosempe.blogspot.com de cabelos em pé: Discordo do acordo porque sim

de cabelos em pé

Mais ou menos um diário de opiniões. Nem sempre diário, mas de opiniões sim.

terça-feira, março 29, 2011

Discordo do acordo porque sim


A rtp já adoptou o novo acordo ortográfico, apercebi-me agora. Lá no cantinho superior esquerdo do meu ecran diz, "RTP 2 Direto". Pensei que fosse gralha ou que o responsável fosse um produtor alentejano, Por exemplo, perguntavam-lhe,

"o onde fica o estúdio do programa?"

e ele podia muito bem responder,

"fica ao fundo do lado do lado "dirêto".


Apesar de dar umas quantas calinadas quando escrevo, vou manter o "velho" e lógico acordo porque se a língua mãe é a portuguesa, a legítima, a de cá, a do país que a inventou, então é assim que se deve escrever.


Tal e qual como a professora Rosa Otero me ensinou na escola 28 da Picheleira, o professor Abel na escola preparatória Cesário Verde e a professora Paula Elias na Escola das Olaias.


Segundo eles o acto de escrever não tinha o mesmo significado do "ato" do verbo atar, assim como o facto de a vizinha estar à janela a falar da vida dos outros, não significava que falava do fato que o vizinho levava vestido.


Assim sendo, não vou responder aos meus clientes com um "oi" de cada vez que não perceber a pergunta e continuarei a ver os jogos do meu Sporting em directo pela televisão porque parece também não haver acordo lá para os lados de Alvalade.

Etiquetas: ,