decabelosempe.blogspot.com de cabelos em pé: Escolas com Contrato de Associação

de cabelos em pé

Mais ou menos um diário de opiniões. Nem sempre diário, mas de opiniões sim.

quarta-feira, janeiro 26, 2011

Escolas com Contrato de Associação

Amanhã estarei pela primeira vez na minha vida e com todo o gosto pela causa que é, numa pacífica manifestação. Manifestação ou protesto, como lhe quisermos chamar.

Pais, professores e alunos tentam contrariar uma portaria que vai pôr em causa um número considerável de escolas. Ficamos com a sensação de que os responsáveis que tomam este tipo de decisões desconhecem a realidade.

No caso dos meus filhos, a angústia está instalada. Apesar de ainda pequenos chegam a casa preocupados com o futuro "do colégio e dos professores" que conhecem há seis anos, que consideram bastante e com quem partilham grande parte do dia-a-dia. Aparentemente está em causa o futuro de 1200 alunos.
Quero acreditar que o ministério não é autista e que vai reconsiderar esta decisão.

Há dias, ouvi dois pais à saída da escola com o seguinte comentário, "não sei porque estão com esta preocupação se os miúdos forem para a escola estatal, o filho do "fulano" também lá anda e passou sempre". Elucidativo! Mas alguém chumba neste país?

Entretanto li esta mensagem deixada num mural do facebook,

"Segundo a Ministra da Educação, o Estado, ou seja, os contribuintes andavam a subsidiar escolas privadas acima dos custos que gastava com a escola pública. Ora isso é inadmissível que os mais pobres, subsidiem a educação dos mais ricos. A própria ministra referiu o facto que havia escolas que ofereciam lições de equitação e de golfe. Eu não compreendo que as classes mais favorecidas, que passam a vida a falar na necessidade de diminuir o Estado e da sua intervenção na vida económica do país, venham agora pedir aos contribuintes mais pobres que subsidiem as escolas privadas (e portanto um negócio) a fim de os seus filhos andarem lá. Primeiro é contrario ao livre capitalismo e segundo é imoral. Nem sequer deveria subsidiar coisa nenhuma. Se o principio se estende é um descalabro para as contas públicas."

Ora, para quem conhece o assunto, este comentário revela desconhecimento.
Esta pessoa desconhece que estas escolas existem em locais em que o próprio ministério de educação não tem resposta.
Esta pessoa desconhece que estas escolas não deixam de ser públicas.
Esta pessoa desconhece que na escola dos meus filhos, existem cerca de 40% de alunos carenciados e que mais grave do que isso chegam a ter uma única refeição por dia, a de que beneficiam na escola.
Esta pessoa desconhece a organização e gestão, quanto a mim irrepreensível deste tipo de escolas.
Esta pessoa desconhece o ambiente da escola que os meus filhos frequentam.
Esta pessoa desconhece que os meus filhos frequentam o Colégio Rainha Dona Leonor e que eu me vejo obrigado a chamar de escola, porque na opinião pública o colégio é "frequentado por meninos ricos".
Eu não pago para os meus filhos frequentarem o Colégio Rainha Dona Leonor, ok?

A intoxicação da opinião pública está montada e por isso é preciso agir, mais do que nunca. Amanhã é o dia.
Eu vou.




Etiquetas: , , , ,