decabelosempe.blogspot.com de cabelos em pé: Patriotismo? Onde? Nós? Deve ser difícil

de cabelos em pé

Mais ou menos um diário de opiniões. Nem sempre diário, mas de opiniões sim.

quarta-feira, junho 13, 2012

Patriotismo? Onde? Nós? Deve ser difícil

Amanhã jogamos tudo (espero que sim) contra os dinamarqueses e tinha pensado escrever assim:
"Bom, agora vou ver a selecção de todos ou na pior das hipóteses se não ganharmos será a equipa dos amigos do Paulo Bento".
No entanto, esta carta precipitou-me o desabafo. Sempre respeitei o Paulo Bento enquanto treinador do meu Sporting e como seleccionador embora lhe aponte um defeito intolerável, não ceder na sua teimosia perante o erro. 
No último jogo de preparação Paulo Bento emendou a mão ao tirar jogadores com pouco rendimento, apesar de dizer que não o faria para satisfazer as bancadas em caso de vaias e/ou assobios, já para não falar na convocação à última hora de Hugo Viana que devia lá estar desde o principio.

Na dita carta, que eu sinceramente gostava de saber se é verdadeira, Mourinho apela ao nosso patriotismo, o que acho bem, concordo e não tenho nada a acrescentar.
José Mourinho faz aquilo que ninguém se lembrou de fazer até hoje, pôr o dedo na ferida. Ninguém não, há oito anos um brasileiro, foi preciso ser um brasileiro com aquele mamar doce típico das terras de Vera Cruz que se lembrou de nos mandar a bandeira à janela. Confesso que na altura também entrei na euforia e agora de maneira mais fria e ao longe, reconheço a capacidade de o homem ter conseguido em breves segundos num discurso de despedida de Óbidos (o outro tal passeio de charrete que Humberto Coelho fala, mal digo eu), mobilizar tanta gente. É certo que quando chegou a Portugal trazia escrito na testa "Campeão do Mundo", o que facilitava tudo mas ainda assim foi um golpe de génio.

Eu gostava muito que o apelo de Mourinho tivesse o mesmo impacto. Não, descansem os mais preocupados porque não se trata de pendurar mais bandeiras, até porque da maneira que as coisas estão não temos dinheiro para cópias fiéis e ainda compramos outra vez aquelas que em 2004 traziam desenhadas pagodes chineses em vez de castelos.
O patriotismo a que Mourinho se refere é outro.

Amanhã, apesar de efectivamente termos coisa bem mais graves e importantes para nos apoquentar, devemos estar todos a puxar para o mesmo lado e tomar como exemplo Espanha que está aqui mesmo ao lado e nos pode dar uma grande lição do que é gostar do seu país. Ou como fazem os americanos e não há ninguém como eles para defenderem a sua bandeira, muitas vezes levadas ao extremo eu sei mas fazem-no.
 Temos que ser nós a cuidar da nossa ou então qualquer dia não seremos mais que uma praia germânica.