decabelosempe.blogspot.com de cabelos em pé: Pintura moderna

de cabelos em pé

Mais ou menos um diário de opiniões. Nem sempre diário, mas de opiniões sim.

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Pintura moderna

Esta não posso deixar escapar. Acabei de ver na sic notícias um directo da gulbenkian que para comemorar os 50 anos expôe 3 quadros novos de paula rêgo. Até aí tava tudo calmo, depois com a entrevista á senhora a o caso mudou de figura, mas mudou mesmo,
Primeiros: nos 3 quadros o comum é a figura de uma gaja de vestido amarelo, num, sentada á mesa com uma caveira, noutro com uma cara de amuada, como um a traseira de um camião tir e num outro postrada sobre uma mesa podre de bêbeda*, com uma garrafa de vinho supostamente da quinta da bacalhôa ou herdade do esporão. Sim, porque quem sabe apreciar arte, como eu, decifra rapidamente que a senhora tem boa embocadura. A entrevista foi digna de uma divina comédia, só vista, contada ninguém acredita. Os artistas são assim. No 9º ano com art e design administrado pelo pintor júlio quaresma vistámos a gulbenkian, foi um rambóia do caneco, o pior veio depois com o relatório da visita de estudo. Se fosse agora o trabalho estava muito mais facilitado, ate a repórter da sic disse que se sentia esmagada com os quadros da senhora.

Isto agora é um "sepônhamos", portantos sepônhamos que o prof amanhã me questionava, eu conseguia dizer " olhe setôr, eu senti-me esmagado, a sério, não consegui ver mais nada setôr, fiquei esmagado ali entre o curry cabral e a rêgo, tá a ver?".
Esta coisa da pintura tem que se lhe diga, a senhora diz que os quadros em questão podem ser apreciados da esquerda para a direta e vice-versa. Mas não são todos? Em abril de 2006 fui a madrid, passei no prado e vi várias pinturas "de ambos os dois lados", mesmo que ás vezes perturbado com as chamadas de atenção de um gajo( que não vou dizer o nome) para uma ou outra espanhuela mais jeitosa, "psst, gonçalves, olha p'aquilo, xiça...!"

* Aconteceu-me a sério no dia em que fiz 18 anos, fiquei tão "pestrado" que o tomé teve que me levar a casa, a famelga e os padrinhos á espera e eu direitinho para cima da cama. No dia seguinte, aparece-me o titó a perguntar, atão sobrinho, parabéns, onde é que a deixas-te pá, foi aqui á porta?

deixei o quê tio?

a cadela, pá!