decabelosempe.blogspot.com de cabelos em pé: Bruce, és o maior

de cabelos em pé

Mais ou menos um diário de opiniões. Nem sempre diário, mas de opiniões sim.

sexta-feira, julho 16, 2010

Bruce, és o maior



Ali nos princípios do ano de 1981, o guarda-livros da empresa onde o meu pai trabalhava pediu-lhe numa das muitas viagens que fazia ao estrangeiro para lhe trazer um vinil de um artista que para os meus 10 anos era impronunciável. Bruce Springsteen - The River. "não se consegue arranjar isto em Portugal".
De papelinho na mão, lá foi o meu pai ao El Corte Inglés, na altura uma miragem só avistada muito para lá da fronteira. Trouxe dois, um para a encomenda que lhe fizeram e o outro lá para casa.
Diga-se em abono da verdade que para a minha idade a barulheira que a aparelhagem debitava quando ouvimos pela primeira vez o disco que tinha uma capa com uma cara de quem acordara só para a fotografia, não era lá grande coisa.

Dei-lhe a devida importância cerca de três anos mais tarde quando um colega de escola, o Calado trocou dois dedos de conversa a respeito de um dossier multi-disciplinar todo coladinho com recortes de fotos do Boss em pleno concerto. O dossier do Calado coincidia com o Born In The Usa a alcançar o top's de vendas. Ao sábado à tarde conseguia-se ver e gravar o "teledisco" para se ver vezes sem conta, até trilhar a fita dentro do aparelho.

Nesta altura já toda a gente conhecia o Boss.
Em 1987, foi o auge do toca-vezes-sem-conta-que-não-me-canso-de-ouvir do The River. Passava eu um verão inteiro aqui na Charneca de Caparica e assim que chegava a casa com o papinho cheio de praia, ligava o gira-discos. Nem Boss ficou mais rouco nem eu me fartei.

Na semana passada comprei o dvd do concerto de Hyde Park em Junho de 2009.

Ver este tipo com 60 anos dar concertos com o mesmo prazer e gosto com que eu o vi em Alvalade em 1993, é um gosto enorme.

Querem um conselho? Gostam do rapaz? Comprem ou então vejam este até ao fim ou pelo menos atá à parte em que o rapaz reclama um "fucin' elevator" porque afinal ele já é um fuckin' sixtie".

Muito bom.

Etiquetas: , , ,

2 Comments:

At julho 19, 2010 10:30 da manhã, Blogger Pitx said...

este post está muito bom. muito bom mesmo.

(um dia destes faço um, assim, parecido)

 
At julho 19, 2010 12:20 da tarde, Blogger Gonçalves said...

Meu querido, o post está pronto, como é que eu hei-de dizer? está o que eu costumo chamar de "lá estou eu outr vez a escrever com a caneta do saudosismo cheia de tinta".
O que está realmente bom é o concerto, esse sim devia ser repetido em Portugal e de facto não tem surpreendentemente o Thunder Road, achas que é inédito? Se calhar é.
Temos que combinar e apanhar o gajo naquela curva ali perto de Madrid, como quem passa por San Sebastian e vai para Barcelona.
Num destes sítios apanhamos o gajo.
Abracinho

 

Enviar um comentário

<< Home