Prof's
Correio da Manhã 5.Março.2007
Segundo o Observatório da Segurança Escolar, em 2005/06 registaram-se 2160 agressões entre alunos, 207 agressões contra alunos nos acessos às escolas, 326 agressões contra professores nas escolas e 64 nos acessos, entre outras. No total registaram-se 3523 ocorrências contra pessoas.
Ou seja, no passado ano lectivo, em apenas 9 meses 9 de aulas, que se traduzem em 288 dias, a que se tiram fins-de-semana, feriados, férias de natal, carnaval, páscoa e sobram-nos apenas 178 de escola.
Significa isto que das 390 agressões de que foram alvo os professores (atenção, 390 as que tiveram participação, provavelmente até foram mais) chegamos à bonita marca de cerca de 2 agressões por dia!! Nada que incomode a sra ministra, nada.
No meu tempo, há 20, 25 anos atrás, atirávamos umas bocas durante as aulas e tal, havia uma expulsão ou outra da sala e a coisa ficava por ali. A dor de barriga era trazer a informação para casa e mostrar ao pai Zé (os piores anos foram como delegado de turma, sem dúvida). Podia-se andar ao banano mas era entre alunos.
É certo que durante os anos (largos anos) que passamos na escola, também se encontram autênticas bestas a dar aulas, mas e ainda bem, são uma percentagem mínima. A larga maioria, pelo menos no meu caso, foram professores que pela sua maneira de ser ou ensinar, fizeram com que não me possa esqueçer deles. Fica aqui a minha homenagem aos prof's, uma das últimas profissões que eu desejava, xiça!
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home