decabelosempe.blogspot.com de cabelos em pé: Genericamente falando

de cabelos em pé

Mais ou menos um diário de opiniões. Nem sempre diário, mas de opiniões sim.

quarta-feira, agosto 24, 2011

Genericamente falando

Desde sempre que sou frontalmente contra os medicamentos genéricos, pela simples razão de que se devia primeiro obrigar os laboratórios a baixar os preços da amoleci as ao fim de um certo tempo de mercado, como se faz no Japão, por exemplo.

Se os custos da investigação estão pagos, então deviam nessa altura ajustar o preço do medicamento em causa.

Depois existe uma proliferação de cópias a nascerem todos os dias, quais cogumelos que o Infarmed vai autorizando (provavelmente de mãos atadas) porque não legisla.
Alguma razão muito forte deve existir para que o mercado de genéricos não seja 100% abrangente em todas as doenças ou que mesmo a classe medica não concorde com certas moléculas.

Desconheço a qualidade/eficácia de um medicamento genérico com um valor de 4€ a "competir" com o original quatro ou cinco vezes mais caro.

Diz o velho ditado que "sem ovos, não se fazem omeletes".

Pior que tudo isto e muito mais do que preocupante, é a proliferação de políticos/governantes genéricos. Os originais foram saindo cena, fugindo ou simplesmente desligando o motivo de interesse e ficámos com cópias mal feitas numa máquina em que o tambor está riscado e o toner já acabou há muito.